Labtrans

Sistema B-WIM para avaliação de segurança de Obras de Arte Especiais

Os estudos e pesquisas da tecnologia B-WIM (Bridge Weigh-In-Motion) auxiliaram nas avaliações de liberação de Autorizações Especiais de Trânsito (AETs) vinculadas à Coordenação Geral de Operações Rodoviárias (CGPERT/DNIT) durante o projeto do TED 448.2017, através da utilização da metodologia de avaliação e monitoramento de Obras de Artes Especiais (OAEs). Durante esse projeto, também foi criada uma ferramenta computacional exclusiva embasada nessa metodologia.

O sistema B-WIM auxilia os órgãos responsáveis a direcionar os recursos financeiros destinados à manutenção e restauração das estruturas, além de fornecer informações sobre a real condição estrutural de uma OAE. As medições através de sensores de deformação geram as linhas de influência real, a amplificação dinâmica do carregamento, o coeficiente de impacto dinâmico, além da distribuição transversal das cargas.

Atualmente, o LabTrans mantém monitorado um viaduto no município de Palhoça/SC instrumentado com 32 sensores strain gauges, dois termopares, dois sensores de detecção de veículos, além dos equipamentos necessários para o condicionamento do sinal dos sensores e a coleta de dados. O estudo foca na proposição de um modelo para avaliação da vida útil na fadiga das OAEs e para a extrapolação dessa vida útil baseado em sistemas B-WIM.