Labtrans

Pesquisa De Pesagem Em Movimento – Pistas De Testes Em Araranguá/SC

O Brasil é uns dos pioneiros em utilizar pesagem em movimento a baixa velocidade, desde 1975, quando o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) iniciou a inclusão de equipamentos de pesagem dinâmica nos Postos de Pesagem Veicular (PPVs) fixos e móveis. Em 2006, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através da Coordenação Geral de Operações Rodoviárias (CGPERT), elaborou o Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem (PDNEP) que convergiu esforços para os estudos em relação: à vida útil do pavimento, no custo operacional e na segurança dos veículos; à fiscalização das dimensões dos veículos; e à alimentação do sistema estatístico de dados de tráfego.

 

Nessa linha, os convênios firmados entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o DNIT têm por objetivo desenvolver pesquisas inovadoras na área de pesagem em movimento para veículos de carga, visando melhorar o processo de controle de sobrepeso e, por consequência, a preservação da estrutura do pavimento. 

 

Aqui evidenciaremos o processo de evolução das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans/UFSC) em pistas de testes situadas na BR-101 sul, no município de Araranguá/SC, próximas ao km 418 e ao Posto de Pesagem Veicular (PPV 16.08), do DNIT.

 

Para mais informações clique aqui.