Simulador de custos mínimos e receitas aeroportuárias
Valendo-se de dados de entrada relacionados a características diversas de um aeroporto, a ferramenta desenvolvida é capaz de simular o custo mínimo para sua operação e as receitas provenientes de suas atividades.
A ferramenta de simulação apresenta três quadros principais, o quadro 1 é onde seleciona-se os dados de entrada da simulação, entre características físicas (infraestrutura) do aeroporto, características operacionais, composição da movimentação de passageiros e aeronaves, características sobre a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego aéreo (EPTA), características tarifárias e financeiras, características sobre a infraestrutura e movimentação de carga, e composição da equipe de colaboradores do aeroporto.
No quadro 2 são apresentadas um resumo das características da operação em simulação, como a classe do aeródromo conforme os regulamentos vigentes e os efetivos mínimos de equipe por área.
No quadro 3 são apresentados os resultados financeiros do cenário simulado, separando e detalhando entre custos e receitas.
O simulador apresenta também um gráfico final resumido com o resultado operacional.
Vale destacar que, para arquitetar e operacionalizar o Simulador de Custos e Receitas Aeroportuárias, os procedimentos empregados foram baseados em documentos técnicos, na legislação e regulamentação do setor aéreo nacional, nas propostas de projetos para terminais aeroportuários regionais e na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), provida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foram utilizadas para estimar os custos com a estrutura organizacional de um aeroporto.