Programa De Investimentos Em Logística – PIL II
O projeto contempla o desenvolvimento de estudos de demanda, operacional e de custos para sete trechos ferroviários, dentre os quais um corresponde à Ferrovia Norte-Sul, especificamente no trecho situado entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), além de outras seis concessões ferroviárias de carga vigentes, a saber: América Latina Logística Malha Paulista (ALLMP), América Latina Logística Malha Sul (ALLMS), Estrada de Ferro Carajás (EFC), Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e MRS Logística S.A. (MRS).
Para cada um dos trechos ferroviários supracitados são desenvolvidas atividades organizadas em cinco etapas. A primeira delas, abrange a elaboração do estudo de demanda, o qual dispõe de duas vertentes: projeção de demanda da área de estudo e alocação de cargas na malha de transportes, obtendo como resultado os valores de demanda alocada na ferrovia analisada. Na sequência, tem-se o desenvolvimento de estudo operacional, em que são realizadas simulações em software específico para verificar o desempenho dos trens ao longo do traçado ferroviário, considerando as movimentações previstas para a malha férrea, provenientes dos estudos de demanda.
A etapa seguinte contempla a estimativa de receitas, realizada de acordo com as naturezas de carga, a quantidade transportada e a distância percorrida pelos fluxos na ferrovia. Posteriormente, é realizado o cálculo da frota de material rodante necessária para atender ao fluxo de demanda de cargas estimada, essencialmente, por meio da identificação do número de locomotivas e de vagões para o atendimento dessa demanda. Por fim, são estimados os custos operacionais envolvidos, englobando os custos fixos e variáveis, assim como as despesas.