Labtrans

Modelo De Posto Integrado Automatizado De Fiscalização (PIAF) do DNIT

A proposição de um modelo e a elaboração de anteprojetos de novos postos de pesagem fazem parte do Termo de Cooperação estabelecido entre o LabTrans/UFSC e o DNIT (TC 497/2012), com o intuito de atualizar a concepção quanto: à arquitetura geral; à geometria; ao uso de novas tecnologias de pavimentação; às novas configurações de veículos; e, também, aos novos sistemas de pesagem.

 

O novo modelo denominado de Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF) utiliza-se de sistemas de pesagem em movimento, Weigh-In-Motion (WIM), e é constituído de: Estação de Controle em Pista (ECP); controle de fuga; e o posto de fiscalização. Além disso, o modelo comtempla o uso de sistemas automatizados integrados para a aferição de peso e de dimensões de veículos, dispensando-se, ademais, a presença física da autoridade de trânsito ou de um agente no local da aferição, uma vez que o Centro de Controle Operacional (CCO) executa a transmissão de áudio, de vídeo e de dados.

 

Neste projeto, desenvolveu-se o produto “Modelo de operação e anteprojeto de PIAF e CCO”, além de Editais do DNIT para 35 PIAFs compostos, individualmente, por 4 Volumes: Estudos Preliminares; Plantas e Desenhos Técnicos; Quantitativos, Plano de Execução e Cronograma Físico; e Operação.