Labtrans

Metodologia brasileira para a inspeção e segurança de Obras de Arte Especiais

O sistema de pesagem em movimento em pontes e viadutos conhecido como B-WIM (Bridge Weigh-In-Motion) é uma tecnologia que auxilia no monitoramento dos veículos (peso bruto, peso por eixo, velocidade, classificação veicular) e fornece informações das condições reais das Obras de Artes Especiais (OAEs) que compõem o sistema rodoviário.

Uma metodologia brasileira para a inspeção e segurança de OAEs foi desenvolvida durante o projeto do TED 935/2014 juntamente com a Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP/DNIT) visando o apoio à elaboração do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária.

A metodologia foi embasada nos resultados das medições de uma OAE no corredor logístico da BR-153/GO (entre Uruaçu/GO e Figueirópolis/TO) e testada em outras três OAEs no Estado de Goiás (Itinguijada, Passa Três e Lambari) com características construtivas e de conservações diferentes. Os sensores ficaram instalados por dois meses ininterruptos e em dois momentos distintos visando avaliar a evolução das patologias no tempo. A aplicação da metodologia é dividida em três fases sendo elas:

(i) decisão da escolha da ponte a ser avaliada e realização de inspeção especial;

(ii) instrumentação e monitoramento da ponte; e

(iii) análise da segurança a partir das informações obtidas nas fases anteriores.