Matriz OD a Partir de Big Data de Dados de Telefonia Móvel
Em parceria entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e o LabTrans/UFSC, foi desenvolvida uma matriz de origem e destino de deslocamentos de pessoas pelo transporte aéreo e não aéreo (transporte terrestre, aquaviário e outros) no país. O trabalho foi desenvolvido para compreender-se os verdadeiros origens e destinos das viagens efetuadas em todo território nacional, tendo como base o ano de 2017.
O trabalho objetivou fornecer ao setor de aviação civil informações para aprimorar o processo de formulação de políticas públicas, auxiliando na compreensão de como as pessoas realmente deslocam-se no Brasil com uma amostra nunca antes coletada e estudada. Permite o desenvolvimento de um planejamento integrado dos modos de transporte, uma alocação mais eficiente de recursos e a elaboração e implementação de políticas públicas mais assertivas para o setor.
A metodologia para a obtenção da matriz consistiu na análise do Big Data de telefonia móvel, que dispõe das informações de localização dos usuários, juntamente com o cruzamento de informações socioeconômicas atualizadas e fidedignas disponibilizadas por instituições governamentais (IBGE, Ministério da Infraestrutura, SAC, ANAC e outras).