Estudos e pesquisas relacionados ao planejamento do transporte turístico no Brasil
A primeira fase de diagnóstico contou com levantamento de informações, pesquisas de campo, análises estratégicas e elaboração de base de dados georreferenciada acerca das infraestruturas de transporte, em seus diversos modais, no recorte de 30 rotas turísticas ao redor do Brasil (Produtos 1 a 5).
Já a fase de proposições resultou em eventos para divulgação do estudo e angariamento de feedback, uma segunda base de dados georreferenciada, relatórios contendo planejamentos estratégicos inéditos para os modos de transporte turísticos, incluindo o Plano Diretor de Mobilidade e Conectividade Turísticas, e texto-base para o desenvolvimento de capacitação técnica referente aos resultados do projeto (Produtos 6 a 12).
Acesso aos Produtos: MTUR – Plano de Ação voltado à melhoria da Mobilidade e Conectividade Turística no Brasil
Produto 1 – Levantamento Bibliográfico, Avaliação da Atual Situação Legislativa e Regulatória e Diagnóstico de Rotas Prioritárias para o Transporte Turístico de Passageiros Inclusive com Potencial de Exploração pelo Setor Privado
- Apresentação do Produto 1
Produto 2 – Levantamento de informações in loco das rotas prioritárias, diagnóstico das infraestruturas aeroportuária e ferroviária, proposta de investimentos em infraestrutura viária e desenvolvimento de piloto para base georreferenciada com os elementos de infraestrutura das rotas
Produto 3 – Levantamento, Caracterização e Análise das Infraestruturas Existentes para o Transporte Turístico em 24 Rotas Estratégicas
Produto 4 – Relatório contendo os diagnósticos realizados e análise estratégica
Produto 5 – Base de dados georreferenciada contendo os elementos predeterminados para consulta, análise e demais funcionalidades com suporte ao Sistema de Informações Geográficas em operação no Ministério do Turismo
Produto 6 – Diretrizes para o Estabelecimento de Políticas Públicas Integradas para a Mobilidade e Conectividade Turística
Produto 7 – Seminário de diagnóstico das infraestruturas de transporte das 30 Rotas Turísticas
Produto 8 – Levantamento bibliográfico, matriz origem/destino e diretrizes para a integração multimodal dos sistemas de transportes a partir de cidades-âncoras
Produto 9 – Metodologia para priorização de investimentos que permitam a integração multimodal do sistema de transporte
Produto 10 – Plano Diretor de Mobilidade e Conectividade Turística
Produto 11 – Desenvolvimento de capacitação técnica para os setores público e privado ligados ao turismo
Produto 12 – Divulgação do Plano Diretor de Mobilidade e Conectividade Turística e dos cursos de capacitação técnica

