Labtrans

Pavimento De Concreto Continuamente Armado (PCCA) Visando À Fiscalização Direta

A construção de um Pavimento de Concreto Continuamente Armado (PCCA) faz parte do Termo de Cooperação estabelecido entre o LabTrans/UFSC e o DNIT (TC 497/2012) para avaliar as funcionalidades da Estação de Controle em Pista (ECP) prevista no novo modelo de Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF).

 

O PCCA é uma das soluções de estudo de sistemas de pesagem em diferentes concepções de estruturas de pavimentos, com extensão de 136 metros, construído na BR-101 (km 418), no município de Araranguá/SC, sendo o primeiro a ser construído no Brasil em rodovias de alto tráfego e de alta velocidade.

 

A condição de geometria da pista atende aos rigorosos critérios definidos na “Classe I – Excelente” da especificação europeia COST 323 (1999), estipulada para os sistemas Weigh-in-Motion (WIM), e o método construtivo baseou-se na norma americana, chamada Continously Reinforced Concrete Pavement (2009).

 

Além de testar e de consolidar as funcionalidades para as ECPs, a pista de concreto de cimento fornece informações para o estudo do comportamento das estruturas do pavimento e auxilia no desenvolvimento de instruções de serviço para padronização nas contratações pelo DNIT. 

Desenvolveram-se documentos técnicos, nos quais constam os projetos, a construção, os equipamentos e os periféricos, a operação, a validação com o INMETRO, a coleta de dados e, ainda, as avaliações.