Labtrans

Pavimento de Concreto Betuminoso Espesso (PCBE) visando à fiscalização direta

Pavimento de Concreto Betuminoso Espesso (PCBE) visando à fiscalização direta

 

A construção de pista diferenciada de um Pavimento de Concreto Betuminoso Espesso (PCBE) faz parte do Termo do Cooperação (TC) 497/2012, estabelecido entre o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),  tem o objetivo de avaliar as funcionalidades da Estação de Controle em Pista (ECP) prevista no novo modelo de Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF) e no Termo de Execução Descentralizada TED. 448/2017, para examinar as soluções tecnológicas de fiscalização automatizada em alta velocidade.

O PCBE é uma das soluções de estudo de sistemas de pesagem em diferentes concepções de estruturas de pavimentos, com extensão de 120 m e 47 cm de espessura de concreto asfáltico, sendo o subleito reforçado com 1 m de camada de solo estabilizado com cal, construído na BR-101,entre o km 418+440 e o km 418+560, no município de Araranguá/SC.

As condições de estrutura e de geometria do PCBE atendem aos rigorosos critérios definidos na “Classe I – Excelente” da especificação europeia COST 323 (1999), estabelecida para os sistemas Weigh-in-Motion (WIM).

Além da construção da pista, foram instalados os sensores medidores de deformação em diferentes camadas do pavimento, visando aos estudos do comportamento da estrutura do pavimento e, posteriormente, ao auxílio no desenvolvimento de instruções de serviços para padronização nas contratações pelo DNIT.

Ressalta-se que a construção do PCBE visa à instalação de sensores de pesagem em movimento para controle de excesso de peso nas rodovias brasileiras.