Microssimulação
A infraestrutura viária é modelada em computador e dados de contagens dão origem ao carregamento de veículos que transitam sobre ela. Cada veículo é modelado individualmente. Técnicas estatísticas são aplicadas na calibração e validação do modelo.
O comportamento dos motoristas é descrito por distribuições de probabilidade, recriando a heterogeneidade que pode ser observada na realidade. A interação entre os veículos é obtida pela aplicação de algoritmos de perseguição (car-following), de mudanças de faixas (lane changing) e de aceitação de brechas (gap acceptance).
O modelo é representado em um ambiente virtual tridimensional. Os dados de tráfego resultantes da simulação são representados em mapas, gráficos e tabelas.
Pela construção de modelos alternativos de infraestrutura é possível avaliar cada situação no ambiente virtual e identificar a melhor alternativa em termos de tráfego, antes da execução de projetos.
Algumas áreas de aplicação da microssimulação de tráfego são:
- estudos de sistemas viários urbanos;
- estudos de corredores de transporte público;
- estudos de acessos portuários;
- estudos de intersecções semaforizadas ou não semaforizadas.
Exemplo hipotético de aplicação
Trata-se de um conjunto de 4 vídeos que tem como única finalidade a demonstração do potencial da tecnologia de microssimulação de tráfego para estudos e projetos.
- Vídeo demonstrativo 1 (cenário hipotético 1): Situação atual de demanda e de infraestrutura (calibração).
- Vídeo demonstrativo 2 (cenário hipotético 2): Demanda projetada para o futuro (2011) e situação atual de infraestrutura.
- Vídeo demonstrativo 3 e 4 (cenário hipotético 3): Demanda projetada para o futuro (2025) e situação hipotética com alteração de infraestrutura.
Imagens demonstrativas genéricas
- Trata-se de Imagens demonstrativas genéricas adicionais, mostrando cenas em 2D e 3D.