Labtrans

Análise de Coeficientes Técnicos para Avaliação Operacional de Linhas Interestaduais e Internacionais de Passageiros

Operação do Transporte Coletivo

 

O referido estudo de fluxos de dados e processos inerentes ao cálculo dos coeficientes técnicos, no transporte semiurbano de passageiros, inclui a concepção, modelagem e desenvolvimento de instrumentos de apoio, bem como a realização de aplicação piloto ilustrativa. Tal desenvolvimento está baseado nos modelos e procedimentos de cálculo em uso corrente na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Os instrumentos de apoio a serem desenvolvidos possibilitam a realização de simulações de cenários futuros para os coeficientes técnicos, considerando variações nos parâmetros de entrada.

A primeira informação relevante obtida na pesquisa amostral diz respeito aos quadros de horários para os serviços oferecidos em linhas de transporte rodoviário de passageiros. Tais dados direcionam os cálculos da frota operante e estacionária.

Da mesma forma, os parâmetros de rodagem: quilometragem produtiva e “morta” ao longo dos percursos em estudo foram pesquisados. Para tanto, utilizaram-se técnicas de rastreamento por satélite.

Além da quilometragem, outros parâmetros de desempenho operacional associados ao transporte rodoviário de passageiros foram objetos de pesquisa.

Complementarmente, foram pesquisados parâmetros associados à demanda como, por exemplo, a elasticidade demanda / tarifa, considerando-se os diferentes tipos de serviços oferecidos, tais como leito, executivo e convencional, entre outros.