Estudos para subsidiar a implantação de áreas de descanso na Malha Rodoviária Federal
A Lei n. 12.619/2012 e sua substituta, a Lei n. 13.103/2015, estabeleceram limites de tempos ao volante e de repouso para motoristas de veículos de carga e de passageiros, explicitando a necessidade de realizar-se paradas curtas e longas. Porém, um dos problemas destacados tanto por motoristas quanto por empresas de transporte é que as rodovias brasileiras carecem de pontos de parada e que os existentes, muitas vezes, não oferecem segurança suficiente ou lotam facilmente. Dessas afirmações, a questão que se apresenta é: a infraestrutura disponível ao longo das rodovias federais está apta a atender às exigências legais?
Para responder a tal questionamento, foi desenvolvida uma metodologia para medir a necessidade dessas áreas de descanso ao longo de segmentos rodoviários, considerando a capacidade instalada de vagas de estacionamento frente à demanda esperada por paradas de curta e longa duração. Além disso, foram definidas funcionalidades e serviços mínimos que essas áreas devem oferecer, de modo a atender às necessidades de motoristas e transportadores de carga. A validação da metodologia foi feita por meio da aplicação de um piloto na BR-101/SC. Para facilitar sua utilização, a metodologia foi sistematizada em um software que permite a troca de dados com outros aplicativos do mercado, como GIS e planilhas eletrônicas.