Projetos > Modalidade Rodoviária > MS WIM

Sistema de Múltiplos Sensores de Pesagem em Movimento (MS-WIM)

A instalação de um Sistema de Múltiplos Sensores de Pesagem em Movimento,Multiple-Sensor Weigh-In-Motion(MS-WIM), em uma Pista Experimental fez parte do Termo de Cooperação estabelecido entre o LabTrans/UFSC e o DNIT (TC 320/2010), com o objetivo de estudar e de acompanhar o desempenho de diferentes tecnologias de sistemasWeigh-In-Motion(WIM).

 

O foco do projeto foi identificar, avaliar e especificar os sistemas WIM para a fiscalização de peso, assim como analisar o comportamento do pavimento na interação pneu/pavimento. Em uma pista experimental de 480 metros de extensão, construída na pista lateral da BR-101 (km 418), no município de Araranguá/SC, foram instalados, além de 64 sensores com 4 tipos diferenciados de tecnologias (quartzo, cerâmico, polímero e ótico), sensores de deformação, de pressão, de umidade e de temperatura para a análise da deterioração do pavimento.

 

Como conclusão do estudo, verificou-se que os sensores quartzo demonstraram um melhor desempenho para pesagem em movimento; e que as deformações obtidas em campo possuem uma estreita relação campo-laboratório obtida nos ensaios laboratoriais mecanicistas de módulo complexo e fadiga.

 

Os produtos gerados contemplaram: a metodologia de especificação e de avaliação operacional/econômica; a metodologia para identificação e a análise da deterioração; e, ainda, o acompanhamento para pré-seleção com a utilização de MS-WIM.

 

Mídia

Pista experimental com a instalação de 64 sensores de pesagem em movimento, Multiple-Sensor Weigh-In-Motion (MS-WIM) Fonte: LabTrans/UFSC (2012)

Pista experimental com a instalação de 64 sensores de pesagem em movimento, Multiple-Sensor Weigh-In-Motion (MS-WIM) Fonte: LabTrans/UFSC (2012)

Projeto da pista experimental com as 4 tecnologias de sensores de pesagem (quartzo, cerâmico, polímero e óptico) Fonte: LabTrans/UFSC (2012)

Projeto da pista experimental com as 4 tecnologias de sensores de pesagem (quartzo, cerâmico, polímero e óptico) Fonte: LabTrans/UFSC (2012)

Projeto dos sensores de deformação e periféricos instalados na pista experimental (strain gauge, termopar, sensor de umidade e células de pressão) Fonte: LabTrans/UFSC (2012)

Projeto dos sensores de deformação e periféricos instalados na pista experimental (strain gauge, termopar, sensor de umidade e células de pressão) Fonte: LabTrans/UFSC (2012)







LabTrans - Laboratório de Transportes e Logística
Campus Universitário - UFSC - Florianópolis - Santa Catarina
Trindade - Florianópolis/SC - CEP 88040-970 - Caixa Postal 5005
Fone: +55 (48) 3721 2107 - contato@labtrans.ufsc.br