Projetos > Engenharia de Tráfego > Microssimulação

Microssimulação de Tráfego

A infraestrutura viária é modelada em computador e dados de contagens dão origem ao carregamento de veículos que transitam sobre ela. Cada veículo é modelado individualmente. Técnicas estatísticas são aplicadas na calibração e validação do modelo.

O comportamento dos motoristas é descrito por distribuições de probabilidade, recriando a heterogeneidade que pode ser observada na realidade. A interação entre os veículos é obtida pela aplicação de algoritmos de perseguição (car-following), de mudanças de faixas (lane changing) e de aceitação de brechas (gap acceptance).

O modelo é representado em um ambiente virtual tridimensional. Os dados de tráfego resultantes da simulação são representados em mapas, gráficos e tabelas.

Pela construção de modelos alternativos de infraestrutura é possível avaliar cada situação no ambiente virtual e identificar a melhor alternativa em termos de tráfego, antes da execução de projetos. 

Algumas áreas de aplicação da microssimulação de tráfego são:

Exemplo hipotético de aplicação

Trata-se de um conjunto de 3 vídeos que tem como única finalidade a demonstração do potencial da tecnologia de microssimulação de tráfego para estudos e projetos.

Vídeo demonstrativo genérico

Mídia

Vídeo demonstrativo 1 (cenário hipotético 1): Situação atual de demanda e de infraestrutura (calibração).

Vídeo demonstrativo 2 (cenário hipotético 2): Demanda projetada para o futuro (2025) e situação atual de infraestrutura.

Vídeo demonstrativo 3 (cenário hipotético 3): Demanda projetada para o futuro (2025) e situação hipotética com alteração de infraestrutura.


Vídeo demonstrativo genérico. Trata-se de um vídeo demonstrativo adicional, mostrando cenas em 2D e 3D.







LabTrans - Laboratório de Transportes e Logística
Campus Universitário - UFSC - Florianópolis - Santa Catarina
Trindade - Florianópolis/SC - CEP 88040-970 - Caixa Postal 5005
Fone: +55 (48) 3721 2107 - contato@labtrans.ufsc.br